Mostrar mensagens com a etiqueta Regicidio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Regicidio. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A comemoração do Regicídio foi na BE, assim!...


 
 
 
Os alunos ouviram com atenção a explicação sobre o Regicídio e no final  colocaram as questões sobre o tema, levando um Marcador de Livros :)
 




 

 

 
 


As professoras Fátima Fortunato e Fátima Moreira, do grupo disciplinar de História, dinamizaram em conjunto com a equipa da Biblioteca Escolar sessões de esclarecimento para as turmas B e D do 6º ano, as quais tiveram lugar na 3ª feira, 4 de fevereiro, na Biblioteca Escolar. A BE elaborou e distribuiu marcadores de livros alusivos ao tema, que foram oferecidos aos alunos. Estes foram sensibilizados para a leitura do livro da Caminho "Mataram o Rei", das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, livros que têm sido muito requisitados pelos alunos desde então.
 
 
 




sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Regicídio - 1908

Sabes o que é o Regicídio?
No dia 1 de Fevereiro de 1908, o rei D. Carlos I e o príncipe Luís Filipe foram assassinados a tiro na Praça do Comércio, em Lisboa, pouco depois de a família real ter desembarcado do barco do Barreiro, no regresso de umas férias em Vila Viçosa.
Quando o landau (carruagem descapotável de quatro rodas) se preparava para virar a Rua do Arsenal, soaram tiros, os primeiros disparados por um homem armado de carabina e os outros por um atirador de pistola. O rei tornara-se impopular porque dissolvera o parlamento e confiara a chefia do governo a um político chamado João Franco, que governava em ditadura. Nenhum fotógrafo estava lá e por isso não temos fotos do atentado.
Subiu ao trono D. Manuel, o filho mais novo de D. Carlos e D. Amélia, mas menos de dois anos depois, em 5 de Outubro de 1910, seria implantada a República.